Freitag, 11. Januar 2013

há gente maluquinha # 02

Nao, nao vos vou falar da Pépa! Ela até pode ser maluquinha mas esta rubrica é dedicada exclusivamente a alemaes.


Hoje vou vos falar do eficiente sistema de lixo da terra onde vivo, isto porque já descobri que varia de estado para estado.

Tenho que confessar que foi até agora a coisa mais complexa com que me deparei desde que cheguei e ainda nao domino.
Passei o mes de Dezembro sem saber o que fazer com o lixo, ainda para mais nao via caixote de lixo nenhum dentro ou fora do meu prédio!
Quase quase no dia de voltar para Portugal de férias descobri que havia datas de recolha de lixo porque recebi no correio o calendário de 2013... o calendário trazia um site que consultei e agora já nao sou tao infoexcluído nesta terra!

Existe a maior diversidade de categorias de lixo e muitas delas temos que nos deslocar nao sei aonde para entregar uma vez por mes.... como nao tenho carro ainda nao me preocupei com essas (como é o caso do vidro!).

As recolhidas em casa sao:
Papier Tonne: caixote para papel e cartao
Gelber sack: saco amarelo para plásticos e metais (os sacos tem que se adquirir na camara pagando, vá lá tenho cá uns em casa)
Biomüll: lixo biológico (que inclui restos de comida mas também guardanapos sujos, rolo de cozinha, lencos do ranho... hm...)
Restmüll: tudo o resto que nao conseguimos colocar nos outros! a verdade é que nao sobra muita coisa! Para aqui vao por exemplo as beatas de cigarros!

Ora agora a pior coisa é: só recolhem cada categoria de 15 em 15 dias e deixar lixo biológico em casa é nojento e comeca a emanar um cheiro pouco agradável. Se nao estivermos em casa ou nos esquecermos do dia, ora toma, aguentas e esperas mais 15 dias!

Só descobri este sistema no fim de Dezembro o que quer dizer que já estava a acumular lixo há quase um mes e já tinha passado o dia do lixo biológico. A próxima recolha era quando estava de férias em Portugal por isso só esta semana é que consegui despachar o dito cujo! Escusado será dizer que desisti de o guardar em casa e coloquei-o na varanda que sempre conserva com os zero graus que se fazem sentir lá fora.

A outra peripécia foi descobrir onde colocar o lixo. E finalmente lá descobri que no dia da recolha os meus vizinhos puxam o caixote do lixo das traseiras para a rua do lado e tenho que lá ir colocar. Ora como eu nao tenho a certeza se estou a usar o caixote de lixo certo, vou sempre sorrateiramente por volta da meia noite (que aqui já tudo dorme!) colocar o lixo, nao vá uma alminha correr atrás de mim aos berros em alemao por eu estar a colocar no caixote alheio!

Digam-me lá se nao há gente maluquinha?

7 Kommentare:

mary hat gesagt…

How weird... No sul do Brasil também tive algum problema com o lixo, e descobri até que se aplicam multas de até 5000 reais para quem não recicla. Mas nada que se pareça com o facto de se deixar 15 dias os resíduos orgânicos em casa. A varanda parece-me uma boa opção. Boa sorte!

XL hat gesagt…

São doidos esses alemãos. Em Angola é mais simples, em caso de duvida vai para o meio da rua :)

Rabodesaia hat gesagt…

Aqui em Inglaterra o lixo é recolhido de 15 em 15 dias.... Fica nos contentores lá fora de casa casa. Ainda em Portugal se queixam quando o lixo não é recolhido diariamente. Gente doida é esta!

soblushed in USA hat gesagt…

aqui pelos states é uma tristeza, pelo menos na cidade onde vivo! :s a reciclagem é mt fraquinha... esse sistema dos 15dias é tramado!

Xs hat gesagt…

Epah! Isso é que não!
Eu já acho pouco, recolherem o lixo orgânico aqui só 3 vezes por semana!!
Por mim, todos os dias o lixo ia para..... o lixo!
Odeio ter lixo em casa!
Isso aí assim é um nojo, pah!

Isa Valadares hat gesagt…

Para quem está habituado a que o lixo seja recolhido todos os dias, o sistema alemão causa admiração, mas como costumo dizer: "Elas lá sabem!".
De qualquer das formas cada prédio costuma ter os seus contentores - já fostes ver à Keller? É melhor perguntares ao Hausmeister (se tiveres um) ou a um vizinho onde é que estão os contentores do Lixo.. Assim, sempre que tiveres lixo para despejar pões no contentor devido, e o Hausmeister coloca os contentores à porta de casa a cada 15 dias. Não precisas de guardar o lixo biológico em casa!
Nas cidades alemãs em que já vivi haviam vidrões (e nalgumas também papelões) em pontos estratégicos da cidade. Consulta melhor o site, pode ser que lá estejam as moradas.

bratwurst hat gesagt…

obrigado pelas partilhas principalmente à Iva pelas dicas!
Em breve terei que arranjar outro apartamento e vou-me informar logo de quem é o meu Hausmeister 8se ele falar ingles ajuda!).