Mittwoch, 16. Januar 2013

há gente maluquinha # 03


O post de hoje relata o complexo sistema alemao de seguros (Versicherungen).
Tenho que confessar que de longe alguma vez ficarei rico neste país, uma vez que por mais que se ganhe, paga-se uma série de coisas inpensáveis!

Ora comecemos pelo básico dos básicos e obrigatório (estes já tenho):
Sozialversicherung = seguranca social
Krankenversicherung = seguro de saúde
Arbeitsversicherung = seguro de trabalho

Estes todos sao descontados do ordenado e a empresa também paga uma parte. O seguro de saúde e trabalho pode ser privado ou do estado. Eu escolhi o do estado, porque uma vez com seguro privado, esquece lá poder voltar ao do estado!

A adicionar a estes tres... como vou comprar um carro, vou ter que fazer um seguro automóvel: Autoversicherung. (Quarto Seguro)

Agora comeca a maluquisse toda:

Haftpflichtversicherung
Ao que parece todos os alemaes acham este seguro imprescindível. Cobre quaisquer danos a terceiros. Se der um pontapé numa loja a alguém, se atirar uma beata da janela e acertar num lencol do vizinho, enfim tudo... Este já percebi que nao há fuga... (Quinto Seguro)

Hausratversicherung
Este seguro cobre os danos de uma habitacao, causados por catástrofes naturais, roubo, etc.
Como vou alugar um apartamento tenho que fazer um. É que aqui o senhorio nao é responsável por nada mas sim o belo do inquilino... (Sexto Seguro)

Rechtschutzversicherung
Este seguro serve para o caso de alguém lhe der na mona que me quer processar, incluíndo a empresa. Cobre os custos do advogado... Dizem que cada vez é mais comum... mas acho que o vou mandar para o galheiro...(Possível Sétimo Seguro)

Berufsunfähigkeitsversicherung
Este o homem do banco está a tentar vender-me... Trata-se de um seguro de incapacidade de realizar o meu trabalho actual, caso tenha uma doenca ou acidente que me condicione de o realizar, até à idade da reforma (67 anos aqui na Alemanha...). Eu é que defino o valor mensal que iria ganhar caso me acontecesse isto. Nao posso escolher acima do valor que recebo actualmente porque acho que havia pessoas a cortar bracos para ganhar o seguro, segundo o que o senhor do banco me contou...
Tenho que dizer que nao fiquei convencido. Mas ao que parece aqui, se alguém fica deficiente ou incapaz nao tem direito a receber nenhum subsídio (para além do subsídio de desemprego durante um ano e meio...) até à idade da reforma (Possível Oitavo Seguro).

Ainda nem sei os valores mensais desta brincadeira mas já estou com os olhos em bico. Talvez por isso quando googlei a palavra "Versicherungen" me apareceu esta imagem:


Digam lá se aqui nao há gente maluquinha!

7 Kommentare:

mary hat gesagt…

A minha experiência diz-me que os seguros só servem para as empresas meterem dinheiro ao bolso e que quando efectivamente precisas de accioná-los mandam-te bugiar alegando uma alínea que estava escrita para lá a letra 4 que ninguém nunca tinha visto. Às vezes nem escrito está, está apenas subentendido.
Ponto número dois, se fosse comigo acho que já tinha fugido daí a chorar para o colo da minha mãe. Ainda por cima se nem tens hipóteses de ficar rico!

La Contessa hat gesagt…

Adoro esta rubrica, a sério que adoro.

Acho que estás coberto de razão: é imenso seguro para qualquer salário.

XL hat gesagt…

Atenção às letras piquininas!!!

Pinky hat gesagt…

Tendo em conta q os srs do banco ja me ligaram 3 vezes para me vender o oitavo seguro suspeito q a loucura está a chegar ao nosso pais!!! :/

soblushed in USA hat gesagt…

poxa, bem ai tas super seguro! :s
qd tive q escolher qual a seguradora p o seguro de saude aqui nos states, ate tive pesadelos com a lista de doencas e coisas q o seguro nao cobra!

cat hat gesagt…

Hallo!
Eu estou na Suíça e bem te compreendo que aqui é a mesma coisa. É quem nem vale a pena fazer as contas ao final do mês ou tens logo que recorrer a meia dúzia de seguros para pagar a despesa do hospital!

Tschüss,
Catarina

Xs hat gesagt…

OS primeiros seguros não têm nada de especial. Aqui também os há.
Agora os últimos..... lol!