Montag, 21. Januar 2013

neve, neve e mais neve....


Por aqui nao houve tempestades como em Lisboa, nem vidros estilhacados, árvores caídas ou caixotes de lixo no meio da auto-estrada! Só neve.
Há uma semana que a paisagem é completamente branca. Neva de vez em quando e como está muito frio a neve nao derrete. Quando a neve comeca a querer desaparecer, neva outra vez e fica tudo branco de novo!

Tenho que confessar que a neve é muito mais agradável do que a chuva para quem anda a pé na rua. Cai de forma suave e tudo fica com um ar bucólico e mágico.

Os alemaes sao de uma eficiencia enorme a limpar as estradas e os passeios. Abrem caminhos limpinhos por entre a neve para os peoes circularem livremente. No domingo ainda estava na cama e já sabia que devia estar a nevar, porque acordei com o limpa neves em accao encostado à minha janela.


Há no entanto uma grande excepcao! A neve é terrível para os condutores. É proibido conduzir com neve em cima do carro. Isto porque em andamento a neve descola-se e pode acertar no carro atrás e causar um acidente. Para quem tem o carro estacionado ao ar livre, sao necessários pelo menos 15 minutos para desenterrar o carro antes de iniciar a marcha (ora isso é mais que o tempo que eu demoro a andar a pé até à empresa!!). Além disso as estradas, apesar de limpas, estao escorregadias o que obriga a andar super devagar e com pneus de Inverno. Por exemplo hoje o meu taxi ia-se espetando no carro da frente na auto-estrada a caminho de Wiesbaden... felizmente conseguiu desviar-se a tempo.
Espero sinceramente que quando o meu carro chegar em Marco, o tempo já esteja melhor e nao pregue nenhuma partida! Nunca guiei com neve e prefiro adiar essa experiencia para o ano que vem!

6 Kommentare:

XL hat gesagt…

Toca a comprar umas correntes para os pneus. As da VW são baratinhas!

bratwurst hat gesagt…

XL aqui ninguem usa correntes! Ate porque estraga as estradas! O meu VW ja vem com pneus de inverno, o pior é que tenho que pagar uma renda para os gurdarem qdo tenho os de verao postos!!

croassãn de lisboa hat gesagt…

O marco vai para aí??

bratwurst hat gesagt…

nao tenho c de cedilha!!

MissLilly hat gesagt…

tenho a dizer que a eficiencia alema e um bocado um mito. o aeroporto de dusseldorf para sempre q ha neve a mais, os comboios comecam a ficar todos atrasados. obviamente que nalgumas cidades tratam melhor das infraestruturas quando neva (pq estao melhor preparados pra tal) do que seria em portugal ou aqui no uk :)

cat hat gesagt…

Conduzir na neve é como tudo na vida, uma questão de hábito. Primeiro conduzimos a 10km/h como se tivéssemos acabado de tirar a carta enquanto as pessoas à nossa volta nos gozam ou barafustam connosco. Depois vamos arriscando, todos os dias mais um bocadinho até que finalmente sabemos até onde podemos ir. É extremamente cansativo, principalmente em trajectos longos, já que exige uma concentração triplicada. Mas os pneus de neve fazem, sem dúvida, milagres.