Donnerstag, 3. Januar 2013

svetlana macgyver

Temos uma empregada há já alguns meses que nunca conheci.
Já tivémos várias nos últimos 6 anos e já mal consigo decorar o nome de todas, mas como também vem lá das Ucranias baptizei-a de Svetlana que assim a chance de errar nao é muita e mesmo que ela mude, a probabilidade da seguinte se chamar Svetlana é superior a 50%.

O facto de nao as conhecer é porque geralmente deixo os assuntos de contratacao para o schnoof, além de que detesto estar em casa com as empregadas num espaco inferior a 80 metros quadrados. Elas geralmente adoram conversar comigo em vez de trabalharem e eu nao consigo cortar o assunto.

No entanto deixo sempre mil indicacoes para o schnoof passar às empregadas do estilo "Deixar a roupa dobrada em cima da cama, eu arrumo." "Nao abrir gavetas nem armários" "Nao vincar as mangas das camisas". Tenho a sensacao que as mensagens sofrem um processo de seleccao porque algumas coisas acontecem, outras nem por isso.

Cada vez me convenco mais que nao existe uma empregada perfeita e cada uma é melhor num certo tipo de tarefas. Ora vejamos:

A Svetlana numero 1 era razoável, um bocadinho lenta mas tive que a dispensar porque era empregada da minha mae e nao queria propriamente que a minha mae soubesse tudo o que se passava em minha casa.
A Svetlana numero 2 durou uma semana e passou o trabalho para a filha. Nao era grande coisa.
A Svetlana numero 3 passava o tempo todo ao telemovel, deixava a roupa toda para o fim e nunca tinha tempo para a passar. Tinha uma coisa boa, deixava tudo bem limpo. despediu-se porque nao gostava de ser empregada e arranjou um trabalho num call center.
A numero 4 nao era Svetlana: era uma portuguesa 100% gótica e durou apenas um dia. Demorou 4 horas a lavar a casa de banho e passar a ferro uns lencois que ficaram longe de estarem perfeitos além de que tinha um email estilo dominatrix@hotmail.com e fazia-me medo.
A Svetlana numero 5 esteve cá um ano. Quando eu estava em casa ignorava a minha presenca e só dirigia a palavra ao schnoof. Foi de férias um mes para a Ucrania e só tivemos noticias dela passados 3 meses, arranjou um trabalho melhor...
A Svetlana numero 6 é a actual. Nao é perfeita a limpar mas é hiper mega despachada. Em quatro horas passeia o cao ao chegar e ao sair, faz maquinas de roupa e estende, muda a roupa da cama, lava casa de banho e cozinha, passa a roupa toda a ferro, aspira e limpa o pó da casa. Além disso está sempre a inovar em arrumacoes... e ontem quando cheguei a casa deparei-me com uma nova engelhoca da sua autoria para estender as camisas (já que nao temos estendal exterior). Digam-me lá se nao temos um autentico MacGyver cá em casa!


3 Kommentare:

croassãn de lisboa hat gesagt…

Uma palavra, B-R-A-V-A!

XL hat gesagt…

Não corremos esse risco, mandamos passar a roupa fora de casa, por outro lado não temos empregada, a limpeza sai-nos(me) do lombo

Xs hat gesagt…

É muito difícil arranjar uma empregada como deve ser, hoje em dia!
Se elas limpam a casa delas como limpam as dos outros... devem viver bem no meio da merdice!