Donnerstag, 7. Februar 2013

helau! carnaval de mainz


Hoje fiquei a saber que o carnaval é a festa por excelência nesta terra!

Um bocadinho de história: o carnaval desta área (Rhineland) é o mais famoso de toda a Alemanha e remonta das ocupacoes francesas e prussianas, altura em que os alemaes expressavam os seus momentos de repressao com paródias e caricaturas a estes regimes.
Desde entao manteve-se mas é claro actualizou-se aos dias de hoje.

É inaugurado logo a meados de Novembro (e lembro-me de há uns anos vir a Colónia por essa altura e nao perceber porque é que já andava tudo mascarado na rua...), é interrompido pelo Advento e Natal e ganha o seu auge na quinta feira que antecede a quarta feira de cinzas (hoje) até à próxima terca feira.
Apesar de nao ser feriado, há muita coisa fechada durante a próxima segunda feira.

Hoje cheguei à empresa e já havia umas maluquinhas a passar mascaradas... isto porque a quinta-feira é o chamado Altweiber (dia da mulher velha). Celebra o início da participacao das mulheres no carnaval (1824). Neste dia uma mulher vai "roubar" as chaves da cidade à câmara e só volta a devolvê-las na terca feira. As mulheres têm basicamente direito a fazer tudo o que querem, como dar beijos aos homens que passam na rua ou cortar-lhes as gravatas! Felizmente nao usei gravata hoje porque muitos, como o meu chefe, às 10 da manha já andavam com 30% de gravata ao pescoco. É uma tradicao e pelo que parece todos aproveitam para levar aquela gravata que a sogra ofereceu e nao gostavam muito...

As festividades continuarao nos próximos dias e acho que para o ano tentarei ficar por cá para assistir. Segunda feira sao os famosos cortejos de carnaval (Rosenmontagszug). Aqui a entrada do meu prédio está cheia de palhacos nas paredes... apareceu assim, nao sei quem foi a alma dedicada que se lembrou de decorar o espaco!



Kommentare:

XL hat gesagt…

Não sou adepto do carnaval

Rabodesaia hat gesagt…

Eu odeio o carnaval, mas essas tradicões até são engraçadas . Girls power!!!!!

Minerva McCoruja hat gesagt…

Então mas andam a dar beijos em homem alheio? Ai o catano!

MissLilly hat gesagt…

sim eu fui de comboio de Bochum para Dusseldorf e apanhei a malta toda vestida a rigor e bebidas a acompanhar e a cantar. por acaso o ano passado qdo descobri como celebravam o carnaval achei mto engracado mesmo. e a loucura na rhineland!