Samstag, 9. März 2013

em plena cidade católica... virei ateu!


Sou católico desde que me lembro, porque nasci numa família católica. Em pequeno e adolescente ia à missa todos os domingos e até cheguei a pertencer a uns grupos de jovens onde "orientava" um grupo de criancas de 15/16 anos que eram uns betos e betas na idade da prateleira mas que se saíam às vezes com umas conversas interessantes e na verdade até conseguíamos aprofundar alguns assuntos com alguma seriedade.
Quando entrei para a faculdade comecei a afastar-me lentamente dessas actividades... continuo a ser crente e a identificar-me com algumas coisas do catolicismo mas sou o que se define como "nao praticante".

Apesar da Alemanha ser na sua maior percentagem um país protestante, a zona em que estou é maioritariamnete católica. Mainz tem uma das maiores catedrais católicas da Alemanha e segundo a minha amiga condessa a única catedral com estatuto de Santa Sé a par da Basílica de Sao Pedro no Vaticano.
Aqui desde que cheguei, tive que declarar que nao tinha qualquer igreja, porque os alemaes religiosos pagam obrigatoriamente uma taxa de igreja nos seus impostos! E se já desconto quase 50% do meu ordenado... acho um abuso ter que pagar mais para me ajoelhar e "falar" com Deus. Ele é omnipresente por isso se quisermos conversar pode ser no conforto da minha casa.

Outra coisa engracada que descobri foi umas inscricoes em cima da porta de quase todas as casas, às vezes a giz, outras vezes pintado: 20*C+M*B+13
Os numeros significam o ano, e as letras os nomes dos 3 reis magos... Casper, Melchior & Balthazar. Esta inscricao serve para abencoar a casa onde se vai entrar... em quase todas as casas, restaurantes e estabelecimentos podemos entrar grátis... e abencoados!

Kommentare:

XL hat gesagt…

Voltou o Salchicha que nos conhecemos!! Venha dai cultura em Alemão.

La Contessa hat gesagt…

O Arcebispo de Mainz (ou mais latinamente de Mogúncia) é também Primaz das Alemanhas. (isto vem só porque adorei que se lembre duma ou outra coisa tonta que lhe vou dizendo)